1o. Concurso Literário Nacional dos Delegados de Polícia

Sergipe sediará um marco histórico: o 1º Concurso Literário Nacional dos Delegados de Polícia está a todo vapor!

A contagem regressiva começou! ⏳

Com as inscrições encerradas no último dia 10 de novembro, entramos oficialmente na fase de avaliação. Delegados e Delegadas de Polícia (ativos e aposentados) de todo o Brasil enviaram seus textos, mostrando que o talento da classe vai muito além da investigação.

Agora, a expectativa se volta para o cronograma de divulgação:
• 21/11, a partir das 14h: Divulgação dos 20 semifinalistas.
• 01/12, a partir das 14h: Anúncio dos grandes finalistas.
• 12/12, a partir das 16:30h: O resultado final será revelado durante o I Congresso Iterassociativo Policial dos BRICS, em Aracaju!

Os textos estão sendo avaliados por uma comissão de peso, composta por escritores renomados em cenário nacional e presidida pelo ilustre Delegado Dr. Ataíde Menezes, ele mesmo um multipremiado autor literário.

Conheçam todos os integrantes da Comissão Julgadora do Concurso:

Ataíde Menezes (Presidente)

Maria Iris Lo-Buono (membro)

Marina Barros (membro)

Cláudia Figueiredo (membro)

Tiago Lustosa Luna de Araújo (membro)


Os vencedores terão um reconhecimento à altura:
🏆 Premiação em dinheiro para os três primeiros colocados.
📖 Publicação em e-book (para semifinalistas, finalistas e vencedores).
📜 Certificado de participação para todos os inscritos.

A ADEPOL Sergipe parabeniza a todos os participantes pela coragem e talento.
Boa sorte aos candidatos! Estamos na torcida para descobrir as novas grandes obras da literatura policial.
Acompanhe nossos canais para não perder nenhum anúncio!

A seguir os curriculos da qualificada Comissão Julgadora:

Ataíde Menezes, delegado de polícia civil em Sergipe há quase vinte anos, é também escritor. Como cronista, participa de concursos literários desde 2021. Em cinco edições do Prêmio Off Flip de Literatura, ficou entre os vencedores em três delas (primeiro lugar em 2024). Nas outras duas, foi destaque em 2023 e finalista em 2025. Primeiro colocado em duas antologias do Selo Off Flip ( +HUMOR e Na Rede), terceiro lugar na antologia Nordestes, finalista e destaque em outras duas. No Prêmio Prata da Casa/2024, organizado pela Casa Brasileira de Livros, uma crônica sua ficou em terceiro lugar, concorrendo com 1196 outras. Na edição seguinte, em 2025, outra crônica de sua autoria ficou entre as cinco primeiras (1580 textos concorreram). No Prêmio Internacional Pena de Ouro, também da Casa Brasileira de Livros, foi semifinalista (2024). Finalista, ainda, no Prêmio Ruth Guimarães de Crônicas (2024), da União Brasileira de Escritores. Vencedor do Prêmio Poiesis de Literatura, em sua primeira edição (2024). Coautor do Código Penal em Crônicas (Editora Juspodivm). Coautor do livro Futuro por Herança (Editorial Santa Sede). Atualmente lançou seu primeiro livro, pela Editora Urutau. Publica seus textos na Comunidade Trema e em sua página do Instagram: @ataide.menezes.1. Presidente da Comissão Julgadora da primeira edição do Concurso Literário Nacional dos Delegados de Polícia Civil.

Maria Iris Lo-Buono é mineira de BH, escritora e médica pela UFMG, 1984. No aperfeiçoamento do contato com clientes tornou-se International Trainer em Programação Neurolinguística pelo Southern Institute de PNL da Florida (Málaga, Espanha – 1997, Aix-Les Bains, França – 1998 e San Sebastian, Espanha – 2000) em Aplicações Avançadas em Negócios, Terapia e Educação. Em 2004, voltou à UFMG para se especializar em Neurociências e Comportamento. Em São Paulo, desde 2008, coordenou a área de Comunicação da empresa ClearSale, quando escreveu o primeiro livro. Desde 2014, devota-se à atendimentos psicoterápicos e treinamentos tanto corporativos, quanto educacionais para relacionamentos profissionais mais humanos, o que a inspira para a escrita.

Livros publicados: “A ClearSale tem um segredo – as pessoas”, (Intergraf, 2011); “Namoradeiras em Quarentena – Poemas nas Janelas” (Ofício das Palavras, 2020) ; “Namoradeiras em Terapia – Poemas no divã” (Ofício das Palavras, 2021); “Meu feminino está de prosa” (Ofício das Palavras e Santa Sede Editorial, 2024); Coautora em “Futuro por Herança, 2023; Bilhetes de Viagem, 2024; Santa Sede, 15 anos de crônicas de botequim (Santa Sede Editorial). “Tempo”, 2025 (Ofício das Palavras); “Jubileu de Prata em Paris” – Antologia bilingue francês-português, 2025 (Oficina do Livro Editora);

Premiações: Pena de Ouro da Casa Brasileira de Livros (2024) Crônica – 4º finalista; Prêmio Off Flip: Crônicas e Poesia (2024) – Finalista; Crônica e Poesia (2025) – Destaque ; Antologias do Selo Off-flip: Natal (2024) Poesia – 2º lugar; Nós3 (2025) Poesia – Destaque; Terra (2025) Conto, Crônica e Poesia – Destaque; Sonetos (2025) – Destaque; 50+ Tempo de escrever (2025) Poesia e Crônica – Destaque; Prêmio Academia Teresopolitana de Letras (2022) Poesia – 2º lugar; Revista Fluxo #13 (202; Revista Escrivas #7; Coletivoaspasduplas; Antologias Vira-Tempo Editora (2025) e Vivara (2021) – Poesias selecionadas; VIII Concurso Nacional de Trovas – UBT Caxias do Sul, RS (2022) – Medalha Menção Especial Novo Trovador âmbito Nacional; Prêmio Ruth Guimarães de crônicas (2025) pela União Brasileira de Escritores – finalista ; Prêmio Literário Outono Em Vários Tons (2025) Editora Typus – Crônica semifinalista; Poesia escolhida para o espetáculo de dança “A saga de Otelo”(de Alberto Garcya) – releitura de Shakespeare exibida em teatro de SP (2025); Prefácios de livros: “As luzes do meu passado” (2022 – Dinah R. Amorim); “O dia que a minha felicidade atingiu o teto” (2025 – Tuquinha Miranda); “Três perus metafísicos e outras crônicas” (2025 – Ataíde Menezes)

Marina Barros: É um ser analógico no DNA, que se aventura no digital. Em 1977 graduou-se em Letras, pela UNESP ARARAQUARA SP. No início do século XXI fez pós graduação Latu Sensu, tornando-se Especialista em Linguística Textual, pela mesma Instituição; Bacharel em Direito em 1997, foi servidora pública atuando na Justiça do Trabalho até a aposentadoria em 2013, como Diretora de Secretaria de Vara do Trabalho.

Frequenta bibliotecas desde os 10 anos de idade e se tornou uma leitora voraz. A vida colocou outras narrativas no caminho e só em 2019, graças à tecnologia, publicou seu primeiro conto na Coletânea E SE, da editora Metamorfose. Em 2022 veio o segundo, pela mesma editora, com o título DE VOLTA AOS ANOS 60. Em 2023, no projeto coletivo Safra 2023 – FUTURO POR HERANÇA – da editora Santa Sede, Crônicas de Botequim, foram publicadas nove crônicas. Em 2024, no Master Class Santa Sede – BILHETES DE VIAGEM – homenagem a Cecilia Meireles-, cinco crônicas e quatro minicrônicas (cartões postais). Ainda em 2024 participou da Antologia dos Associados Esritores da AFPESP (Associação dos Funcionários Públicos no Estado de São Paulo) Frestas e Luzes

Em 2025, foi Destaque na Coletânea NÓS vol3, textos de autoria feminina – Selo OffFlip.

A mais recente publicação data de novembro de 2025: TEMPO, da Coleção Palavas vol2 -editora Ofício das Palavras, dividindo a autoria com outros 18 escritores.

Cláudia Figueiredo, mineira de Belo Horizonte, dentista e mestre em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coronel Veterana do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar de Minas Gerais, onde atuou até 2019. Desde então, dedica-se à literatura e à escrita, por meio da participação em oficinas e clubes literários. Publicou crônicas e poemas em antologias e coletâneas: Nós da Poesia: volume 8 (2022); O aroma é de café, a essência é de poeta (2022); Futuro por Herança (2023); Prêmio Off Flip: crônica (2024); Prêmio Off Flip: poesia (2024); Bilhetes de Viagem (2024); Contos, crônicas e poemas de Natal (2024); Santa Sede, 15 anos de crônicas de botequim (2025); Prêmio Off Flip: crônica (2025); 50+ Tempo de escrever (2025). Finalista do Prêmio Off Flip 2024 nas categorias de crônica e poesia. Destaque nas categorias de crônica e poesia da Coletânea de Natal da Selo Off Flip (2024). Finalista na categoria de poesia da coletânea 50+ Tempo de Escrever (2025). Destaque na categoria de crônica do Prêmio Off Flip 2025 e da coletânea 50+ Tempo de Escrever (2025), também pelo Selo Off Flip. Possui textos publicados nas páginas do Instagram: @vozesdaescrita, @oficinasantasede, @nuvens.de.palavras e, também, no seu perfil pessoal @claudiabeatrizfigueiredo.


Tiago Lustosa Luna de Araújo. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes – UNIT/SE. Especialista em Ciências Penais pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Foi advogado. Professor na ACADEPOL-SE. Delegado da Polícia Civil no Estado de Sergipe. Coautor do livro “Código Penal em Crônicas”. Instagram: @del.tiagolustosa.

Inscreva-se em nossa Newsletter